quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Movimentação é tranquila no Galeão, após transtornos com apagão (Postado por Lucas Pinheiro)

 Após uma noite de apagão e muito sufoco para passageiros do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), a movimentação é tranquila nos dois terminais, na manhã desta quinta-feira (27), como mostrou o Bom Dia Rio. Por volta das 6h30, não havia filas e o embarque e desembarque eram normais. O aeroporto ficou totalmente às escuras por 10 minutos, na noite de quarta-feira (26). Sem ar condicionado, usuários sofreram com o forte calor, no dia mais quente do Rio de Janeiro desde 1915.

O problema atingiu os dois terminais, por volta das 21h. Após duas horas, o fornecimento de luz foi normalizado no Galeão). Segundo a Light, concessionária responsável pelo serviço, um defeito no equipamento da subestação que pertence ao aeroporto Internacional Tom Jobim ocasionou o desligamento da linha de transmissão da Light, que atende a Ilha do Governador e a Ilha do Fundão.

De acordo com o superintendente do aeroporto do Galeão, Emmanoeth Vieira de Sá, a estrutura atual do aeroporto não permite que o gerador de emergência seja acionado imediatamente neste tipo de caso. Por isso, demorou 10 minutos para entrar em funcionamento.

"No nosso caso, a gente não tem essa facilidade. Ela vai estar contemplada nessa obra de revitalização, com um sistema totalmente automático para que em dez segundos entre o grupo de emergência", afirmou o superintendente.

 A Infraero informou que não houve atrasos e cancelamentos de voos em decorrência do apagão. No entanto, passageiros disseram que houve atrasos, principalmente nos voos internacionais, já que durante a falta de luz não foi possível fazer check-in nos balcões das companhias.

Segundo a Infraero, a iluminação na pista não chegou a ser afetada. O gerador foi acionado, no entanto, não foi suficiente para atender todo o terminal.

Procurada pelo G1, a Light informou que equipes de técnicos do aeroporto, com apoio de funcionários da companhia, vão investigar as causas do defeito apresentado.

Passageiros no escuro
O jornalista Juarez Passos disse que o Galeão ficou numa "escuridão total". "Depois voltou aos poucos. O mais impressionante é que não tinha ninguém para dar nenhuma informação
Foram dois picos de escuridão", disse.

"Terminais de check-in não chegaram a parar. Funcionaram à meia luz. Está um calor infernal, como se você estivesse na rua. O ar [condicionado] não está funcionando na área onde estou", afirmou, por volta das 22h10.

Falta de luz na Ilha e na Zona Oeste
Moradores de trechos da Ilha do Governador, Jacarepaguá e Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, também reclamaram da falta de luz no início da noite desta quarta.

Em Curucica, um grupo revoltado com a queda de energia ateou fogo em colchões e pneus na Rua João Bruno Lobo, esquina com a Rua Vale das Rosas. A Polícia Militar foi acionada para controlar a situação.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Corinthians desembarcará longe de terminais e torcedores serão isolados (Postado por Lucas Pinheiro)

O desembarque do time do Corinthians será na Base Aérea de Guarulhos, longe dos terminais de passageiros do Aeroporto Internacional de Cumbica, segundo a concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto.

 Os torcedores serão impedidos de chegar aos terminais com bloqueios realizados por forças de segurança a partir da noite desta segunda-feira (17).

O desembarque está previsto para ocorrer no começo da manhã de terça-feira (18) e será realizada pelo Setor 1 – Portão Lago.

"O desembarque do Corinthians no aeroporto não se dará pelos terminais de passageiros, não havendo possibilidade de contato com os jogadores no saguão do aeroporto", informou a concessionária.

Segundo a GRU Airport, haverá uma área localizada a 7 km do aeroporto onde será reservado espaço para que a imprensa acompanhe a saída. Grades de proteção serão colocadas na via que dá acesso à base aérea para conter eventuais torcedores que se desloquem ao local. Polícia e concessionária desaconselham a ida de torcedores ao local.

 De acordo com o capitão Eduardo Tales Mendes, comandante da 2ª Companhia de Choque de São Paulo, até 1 mil policiais militares vão compor o esquema de segurança para recepcionar e escoltar o Corinthians ao local da festa do título mundial.

“Participarão de 500 até 1 mil policiais militares”, disse o capitão ao G1.  “Os jogadores não vão sair pelo desembarque de passageiros. Eles sairão pela área da base área. Não haverá contato entre atletas e torcedores”, disse o capitão, que informou que serão colocados gradis para separar os fãs do aeroporto.

 De acordo com o capitão, os jogadores deverão sair do avião e ir para o ônibus do clube, onde serão escoltados até um local ainda a ser definido para a festa do time, na capital. “Não está programado desfile do time em carro aberto dos bombeiros. Em princípio, deverão estar dentro do ônibus mesmo”, afirmou o capitão.

Segundo o SPTV, haverá policiais da Rota e do Batalhão de Choque no esquema de segurança montado para esta terça-feira.

 Antitumulto
As medidas de restrição de acesso foram tomadas para evitar o tumulto registrado no embarque do time para o Japão.  Na ocasião, houve congestionamento na Marginal Tietê e nas rodovias que dão acesso aos terminais.

Segundo estimativa da PM, três mil pessoas lotaram o Terminal 2. O tumulto começou quando os jogadores já haviam embarcado.

Ao todo, 150 policiais militares não conseguiram segurar a multidão. O Batalhão de Choque usou bombas de gás. Passageiros que chegavam para embarcar ficaram assustados. Carrinhos de bagagem foram quebrados, um carro danificado e dois policiais saíram feridos.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Festa da torcida corintiana em Cumbica termina em confusão (Postado por Lucas Pinheiro)

ma multidão de torcedores do Corinthians tomou o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, para fazer festa e desejar boa sorte aos jogadores alvinegros, que embarcaram no começo da madrugada desta terça-feira para Dubai, nos Emirados Árabes, onde farão escala para o Japão, local da disputa do Mundial de Clubes. A festa corintiana foi destaque até no site da Fifa. No fim, porém, houve confusão. A Polícia Militar usou cassetetes e bombas de gás para tirar a multidão de corintianos do saguão do aeroporto.

Muitos torcedores foram a Cumbica em ônibus fretados por torcidas organizadas. Alguns, em atitude até irresponsável, penduraram-se do lado de fora dos ônibus. Cerca de 15 mil torcedores compareceram ao local, segundo estimativa da Polícia Miltar. O GLOBOESPORTE.COM acompanhou toda a festa corintiana ao vivo.

As ruas em volta do aeroporto ficaram completamente congestionadas. A delegação corintiana, que estava concentrada no CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico, a seis quilômetros do aeroporto, deixou o local às 22h40

Segundo a Polícia Militar, cerca de duas mil pessoas estavam na porta do CT e acompanharam o ônibus, como numa procissão. O trajeto durou 20 minutos. Às 23h01, o ônibus, que entrou no aeroporto por um portão lateral, estacionou próximo à grade onde estavam os torcedores.

 A porta se abriu, e os jogadores começaram a descer, sendo saudados pelos torcedores. Muitos dos atletas, inclusive, desceram com câmeras na mão, registrando o momento, como Julio Cesar, Chicão e Guerrero. O clima era de festa. Parecia o Pacaembu.

No momento da chegada, porém, houve um princípio de tumulto. Alguns torcedores chegaram a entrar em conflito com os policiais que faziam um cordão de isolamento para o ônibus. Ninguém ficou ferido gravemente.

Após a entrada do ônibus na pista do aeroporto, os corintianos se deslocaram para o saguão e "decoraram" o local com faixas e bandeiras. Apesar da manifestação pacífica por parte da maioria, alguns torcedores soltaram bombas e dispararam jatos vindos de extintores de incêndio. A trilha sonora da festa teve o hino do Corinthians e músicas alusivas à queda do Palmeiras para a Série B do Campeonato Brasileiro

A movimentação mais intensa no saguão durou cerca de 20 minutos, até o momento em que a Polícia Militar dispersou a multidão e controlou o acesso em todas as entradas de Cumbica. Por volta das 23h50m, os policiais conseguiram esvaziar a parte interna no aeroporto. Alguns voos saíram com atraso por conta do tumulto - muitos passageiros ficaram "presos" no meio da Fiel, sem poder realizar check-in e despachar bagagens.

A torcida que lotou o saguão migrou para o lado de fora, onde a festa continuou animada - e empurrada por uma bateria de uma torcida organizada. Às 0h30m, oficiais da Tropa de Choque foram destacados para fazer a triagem em todos os portões de acesso ao aeroporto. Com parte da torcida exaltada, a PM utilizou balas de borracha e bombas de gás de pimenta para dispersar a multidão corintiana.

A festa da torcida havia começado bem antes. Por volta das 14h, torcedores começaram a chegar ao CT Joaquim Grava. Lá, fizeram um churrasco, com direito a provocação aos rivais palmeirenses - assaram carne de porco, alusão ao mascote (não oficial) do Verdão.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Santos Dumont reabre para pousos e decolagens após 40 minutos (Postado por Lucas Pinheiro)

 O Aeroporto Santos Dumont reabriu para pousos e decolagens, às 15h37, desta terça-feira (27). De acordo com a Infraero, o fechamento durou 40 minutos, mas não provocou atrasos e nem cancelamentos neste período. Em um dia, o aeroporto fechou três vezes por causa do mau tempo.

Desde a reabertura, os pousos e decolagens acontecem com o auxílio de instrumentos. Até as 15h, 103 voos foram cancelados, sendo 83 deles no Santos Dumont, e 20 no Tom Jobim (Galeão).

 O Aeroporto Santos Dumont reabriu para pousos e decolagens, às 15h37, desta terça-feira (27). De acordo com a Infraero, o fechamento durou 40 minutos, mas não provocou atrasos e nem cancelamentos neste período. Em um dia, o aeroporto fechou três vezes por causa do mau tempo.

Desde a reabertura, os pousos e decolagens acontecem com o auxílio de instrumentos. Até as 15h, 103 voos foram cancelados, sendo 83 deles no Santos Dumont, e 20 no Tom Jobim (Galeão).

 À tarde, o Aeroporto Santos Dumont foi fechado às 14h57, voltou reabrir para decolagens às 15h10, e foi liberado totalmente às 15h37.

Estágio de atenção e ventania
O município do Rio entrou em estágio de atenção por volta das 14h desta terça. Pode chover de moderado a forte ainda nesta tarde devido à aproximação de áreas de instabilidade ao estado. As informações são do Centro de Operações da Prefeitura do Rio.

Houve registro de ventos de 61km/h em Marambaia, na Zona Oeste, e 60km/h em Copacabana, na Zona Sul, de acordo com o balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 15h20. Também houve rajadas de 56km/h na Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste, por volta das 14h30.

De acordo com o Centro de Operações, no início da tarde, choveu forte em Madureira , Méier e Piedade, no Subúrbio, Itanhangá, Grota Funda e Recreio, na Zona Oeste e na autoestrada Grajaú-Jacarépaguá.

Retenções no trânsito
A chuva na cidade causou retenções no trânsito do Rio desde a manhã desta terça.
Alguns sinais de trânsito da Rua Visconde Santa Isabel, em Vila Isabel, na Zona Norte, deixaram de funcionar, por volta das 15h. No mesmo horário, apresentavam mau funcionamento, segundo o Centro de Operações por volta das 15h. Havia ainda bolsões d'água na pista central da Avenida Brasil, na altura de Benfica, sentido Zona Oeste.

O trânsito na Linha Amarela era lento da Linha Vermelha até Maria da Graça às 14h40 de acordo com a Lamsa, concessionária da via. Um carro enguiçado na segunda galeria do Túnel Rebouças causava lentidão no sentido Zona Norte no mesmo horário. O tráfego era ruim também no sentido oposto.

A Rua Jardim Botânico também apresentava retenções por volta das 14h30 desta terça no sentido Gávea. A Avenida Borges de Medeiros tinha lentidão no sentido Leblon no mesmo horário.

O Aeroporto Santos Dumont fechou duas vezes na manhã desta terça-feira, às 6h37 e 10h12. 83 voos haviam sido cancelados até 15h. No Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) 20 voos também haviam sido cancelados até o mesmo horário.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ibama aprova megaporto de R$ 3,5 bi no Sul da Bahia

Valor Econômico (Sinopse Radiobras)


Manchete: Ibama aprova megaporto de R$ 3,5 bi no Sul da Bahia

Um dos mais importantes e polêmicos projetos de infraestrutura portuária do país vai sair do papel. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu sinal verde para a construção do Porto Sul, um megacomplexo portuário que será instalado em Ilhéus, no Sul da Bahia. Com investimentos estimados em R$ 3,5 bilhões e área total de 1,8 mil hectares, Porto Sul é defendido como empreendimento crucial para viabilizar o escoamento de minério do Sertão baiano, por ser o destino final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), malha que está sendo construída pela estatal Valec.
A licença prévia concedida pelo Ibama, conforme apurou o Valor, contempla a construção de um terminal de uso privativo da empresa Bahia Mineração (Bamin) e de um terminal de uso público. As duas estruturas serão usadas para o transporte de minério de ferro, soja, etanol e fertilizantes, entre outros granéis sólidos. (Págs. 1 e A2)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Na saída para o feriado, Congonhas tem movimento intenso (Postado por Lucas Pinheiro)

 O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, apresentou movimento intenso ao longo de toda a manhã desta quarta-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República. Segundo a Infraero, às 11h, o aeroporto tinha 11% dos voos com atrasos e, ao longo do dia, oito foram cancelados.

A Infraero afirma que, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a movimentação também é intensa, mas o índice de atrasos era inferior. Às 11h, três voos tinha registrado atrasos, o que representava 3,3% dos 91 previstos. Ainda em Guarulhos, foram oito cancelamentos, que somavam 8,8% dos previstos.

Problema em voo
O atraso de um voo da companhia aérea Gol, que saiu do Rio de Janeiro, provocou tumulto durante conexão no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (14). Os passageiros que iriam para Córdoba, na Argentina, não conseguiram embarcar. Os passageiros ficaram irritados e houve tumulto.

Segundo a Gol, a confusão foi causada pelas más condições meteorológicas, que provocaram o fechamento do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, entre 15h e 19h de terça-feira (13).

Doze dos passageiros embarcaram por volta das 9h para Buenos Aires, onde pegarão um outro voo até Córdoba. A Gol informou que os outros 26 clientes receberam o devido apoio, como alimentação e hospedagem. O embarque está previsto para o voo G3 7610, com saída de Guarulhos às 1h10 de quinta-feira (15) e chegada a Córdoba às 3h40.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Técnicos avaliam como retirar avião acidentado de Congonhas (Postado por Lucas Pinheiro)

 Representantes da empresa Tropic Air e técnicos da Infraero estudavam como o jatinho que deslizou na pista do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, será retirado do local nesta terça-feira (13). O avião poderá ser cortado para ser retirado.

Desde o acidente, que aconteceu na tarde deste domingo (11), o jato Cessna Citation Cj3 continuava no terreno ao lado da Avenida dos Bandeirantes. A câmera de segurança de uma loja registrou o momento em que o avião derrapou .

Caminhões e um guincho estavam no aeroporto nesta para fazer a retirada. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que, como a aeronave não prejudica a circulação, não há previsão de fazer um bloqueio da Avenida dos Bandeirantes para a retirada do jatinho.

 No choque, o piloto Michael Rumpf Gaail, de 66 anos, sofreu traumatismo craniano, lesão no tórax e coluna lombar no acidente e seguia internado no Hospital Santa Paula nesta terça-feira (13). Ele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas deve seguir hospitalizado por mais 24h.

Também estavam no avião a esposa do piloto, Elaine Damaceno Rodrigues Gaail, de 37 anos, e o copiloto Rafael Ferreira, de 21 anos. O copiloto e a passageira tiveram ferimentos leves.

Marcos Santana, proprietário da empresa Tropic Air, disse na noite de domingo de que vai aguardar as investigações sobre o acidente com o jatinho para se pronunciar. “Vou esperar a Aeronáutica se pronunciar para depois falar com a imprensa”, declarou.

Aeronave
A empresa proprietária do Cessna Citation Cj3 descreve em seu site que se trata de um avião com "luxuosa cabine". Ele é recebe destaque por ter assentos reclináveis e "finamente revestidos".

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava com a documentação em dia: tanto a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) quanto o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) eram válidos até novembro de 2013. Segundo a Anac, não foi confirmado ainda se a habilitação do piloto estava em dia.

De acordo com a Aeronáutica, uma equipe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4) vai investigar o acidente.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Infraero descartou reparo em pista que evitaria fechamento de Viracopos (Postado por Lucas Pinheiro)

A falta de manutenção na pista de taxiamento do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP),  impediu o funcionamento parcial do aeroporto após o incidente com um avião cargueiro, no último dia 21, quando as operações no local ficaram totalmente suspensas durante 45 horas. Documento obtido pelo G1 mostra que a pista auxiliar é homologada desde 1981 para voos eventuais, mas a precariedade na pavimentação gerou um alerta de segurança, em 2006, para que a taxiway não fosse mais utilizada.

A suspensão das atividades em Viracopos afetou 25 mil passageiros e causou um prejuízo estimado de R$ 20 milhões às empresas aéreas. Isso porque a companhia proprietária do cargueiro, a Centurion, teve dificuldade para remover o avião da única pista em atividade no aeroporto.

Aviso aos navegantes
A pista de taxiamento de Viracopos tem como função principal o deslocamento de aeronaves do local de embarque até a pista de voo. Entretanto, a portaria 227 de 20 de novembro de 1981 determina que, a partir daquela data, fica "homologado e aberto o tráfego aéreo”.

 Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a função de "segunda pista de pousos e decolagens" foi embargada há seis anos, desde que a Infraero disparou um “Aviso aos Navegantes” (Notam), no qual informa a toda comunidade aeronáutica sobre a precariedade da pavimentação. A estatal admite o problema, mas diz que seria impossível realizar reparos no local sem comprometer as atividades na pista principal e, portanto, julgou a obra inviável.

A pista de taxiamento tem 2,7 mil metros de comprimento por 23 metros de largura e uma das principais restrições para que ela opere em situações emergenciais é justamente a qualidade do asfalto. Apesar da Infraero descartar a manutenção, a própria Secretaria de Aviação Civil (Sac), a quem a estatal responde, estuda melhorar as taxiways dos aeroportos brasileiros para serem usadas durante incidentes como o ocorrido em Campinas.

 Alternativa para o fechamento
Para o professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP James Waterhouse, a manutenção da pista seria uma medida importante para evitar os transtornos ocorridos após o incidente. “Se nós tivéssemos uma pista de táxi homologada com tudo em ordem, pelo menos os ATRs poderiam ter operado lá”, disse. A companhia aérea Azul, responsável por 85% das operações domésticas de Viracopos, possui em sua frota 11 aeronaves deste modelo.

Para o professor, a Infraero falhou em não cuidar da manutenção da pista, que significaria uma alternativa para prevenir os transtornos pós-incidente. “A filosofia da aviação é sempre estar à frente do problema, e tanto a pista de táxi quanto a aquisição de um equipamento de remoção de aeronaves são alternativas viáveis neste caso. Faz parte de todo um hall de checagens que pelo visto não foram feitas. É mais uma das pérolas da Infraero”, disse.

O que diz a agência fiscalizadora
À Anac caberia a função de fiscalizar o cumprimento das normas de aviação civil nos aeroportos brasileiros. A agência informou, por meio de sua assessoria, entretanto, que “não é atribuição dela exigir o funcionamento da pista”. Isto, segundo a assessoria de imprensa, é função do administrador, que pode optar ou não por operar. A Anac informou, ainda, que faz vistorias periódicas no Aeroporto de Viracopos.

 O que diz a Infraero
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Infraero confirma que o Notam impede que a pista seja utilizada em voos e que, desde 2006, quando o aviso foi disparado, não realizou os reparos necessários porque “na obra de recuperação do pavimento seria necessária, entre outras coisas, a interrupção das atividades na pista principal, resultando em impacto operacional”. Segundo a estatal, “isso impediria, também, os pousos e decolagens no aeroporto, visto que na execução dos reparos seriam interrompidos os acessos aos pátios”.

A Infraero justifica, ainda, que, apesar da pista ser homologada, houve uma transformação no perfil de voos em Viracopos desde a homologação e que a adequação da via para pousos e decolagens exigiria a implantação de sinalização horizontal, um sistema de pista, e também adequação às luminárias de balizamento. A estatal afirma, por fim, que na situação do último dia 21, se oporia à liberação da pista.

“Uma eventual liberação dependeria de análise sobre as características de homologação da pista, das aeronaves e das condições atuais de segurança. (...) Haveria risco para os usuários se fosse liberada para pousos e decolagens, sem os devidos ajustes e planejamento acima mencionados”, diz a nota.

Após a concessão
O Aeroporto Internacional de Viracopos passa a ser administrado pela concessionária Aeroportos Brasil no dia 14 novembro. A empresa, que já anunciou o prazo para a construção de uma segunda pista de pouso e decolagem para 2017. Até lá, entretanto, a empresa informou por meio de assessoria de imprensa que cogita realizar as obras de manutenção na taxiway para que ela possa funcionar como pista de pousos eventuais.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Viracopos segue fechado e Azul cancela voos até 11h desta segunda (Postado por Lucas Pinheiro)

 Fechada para pousos e decolagens desde o início da noite de sábado (13), a única pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), seguia sem previsão de reabertura até o início da madrugada desta segunda-feira (15). As operações foram suspensas após uma aeronave de carga ter problemas no trem de pouso durante a aterrissagem e ficar encalhada no local.

A Azul, que responde por 85% dos voos de passageiros em Viracopos, decidiu cancelar todos os voos até as 11h desta segunda-feira (15). Até às 22h deste domingo, os cancelamentos da companhia somavam 209. "As vendas dos voos de e para Campinas continuam suspensas, com o intuito de facilitar a reacomodação dos clientes prejudicados pelos voos cancelados", informou a companhia, em nota divulgada no fim da noite de domingo.

Uma equipe da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi enviada para o aeroporto para fiscalizar o serviço prestado aos passageiros prejudicados.

Para a remoção do avião, da Centurion Cargo, foi preciso solicitar equipamentos da capital paulista, devido à complexidade da operação. Os trabalhos só começaram na noite deste domingo e, segundo a assessoria da Infraero, os voos e decolagens só serão retomados após a limpeza e a manutenção na pista, já que a explosão do pneus provocou uma fissura no asfalto.

Cancelamentos e irritação
A série de cancelamentos de voos deixou os clientes das aéreas irritados pelas longas filas e falta de informação das companhias. Passageiros chegaram a esperar seis horas para saber que não poderiam embarcar.

As aéreas disponibilizaram ônibus para os passageiros e alguns foram encaminhados para os aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Outros receberam hospedagem, de acordo com informações das companhias.

Concessão de Viracopos
Atualmente, o aeroporto está em transição para a iniciativa privada. O projeto de ampliação foi apresentado pela concessionária que venceu o leilão em setembro e anunciou a intenção de antecipar a construção da segunda pista de pouso, inicialmente prevista para 2018.

O processo de transição da operação do aeroporto da Empresa Brasileira de Infraero para a iniciativa privada foi iniciado em 13 de agosto e está dividida em três etapas. Até meados de novembro a operação segue sob responsabilidade da Infraero, mas é assistida pela equipe da concessionária, que está se familiarizando com todos os processos.

Posteriormente, a concessionária assume a operação de Viracopos, com a supervisão da Infraero, por um prazo de 90 dias. Em fevereiro de 2013, a responsabilidade da operação de Viracopos passa a ser exclusiva da iniciativa privada.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Chuva fecha Santos Dumont para pousos e decolagens nesta manhã (Postado por Lucas Pinheiro)

 Devido ao mau tempo na manhã desta quarta-feira (26), o aeroporto Santos Dumont foi fechado para pousos e decolagens por volta das 08h30, conforme informou o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Segundo a Infraero, até as 8h46, dez voos foram deslocados para o aeroporto internacional Tom Jobim.

O aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim opera com auxílio de instrumentos para pousos e decolagens. Até as 8h50 desta quarta-feira (26), dos 24 voos domésticos previstos, três foram cancelados e cinco apresentavam atrasos nas partidas. Dos 8 voos internacionais, um foi cancelado e três sofreram atrasos.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, por volta das 08h, na estação do Inmet instalada em Copacabana, foram registrados ventos de 75 Km/h. No mesmo horário, em Marambaia, a estação do Inmet instalada na localidade apontou ventos de 72 Km/h.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Avião da Delta Airlines faz pouso de emergência em SP (Postado por Lucas Pinheiro)

 Um voo da Delta Airlines com destino aos Estados Unidos fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, no início da madrugada desta sexta-feira (14), poucas horas após decolar, segundo o Corpo de Bombeiros.

A operação mobilizou ao menos nove equipes dos bombeiros, conforme informou a corporação no microblog Twitter. As equipes foram distribuídas perto das pistas do aeroporto.

De acordo com informações da assessoria da Infraero à TV Globo, o piloto da aeronave do voo 00256, que decolou para Detroit às 22h25 de quinta-feira (13), detectou um problema no trem de pouso e pediu autorização para voltar para Guarulhos.

Um pneu teria estourado. Segundo informações de passageiros, o estouro teria danificado levemente uma das asas do avião. O problema foi informado aos passageiros, que foram orientados a realizar procedimentos de pouso de emergência.

O Corpo de Bombeiros da região emitiu um alerta e mobilizou uma operação especial para esperar pela aeronave, que acabou pousando em segurança à 1h08. Antes de aterrissar, o avião sobrevoou São Paulo por cerca de duas horas para consumir combustível.

O avião transportava 220 pessoas; 209 passageiros e tripulação. Após a aterrissagem, os passageiros foram transportados para hotéis. Não há informações sobre quando eles seguiriam viagem para Detroit.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Operação padrão da PF atrasa mais de 70% dos voos no Afonso Pena (Postado por Lucas Pinheiro)

 A operação padrão da Polícia Federal (PF) no Aeroporto Afonso Pena, na Região de Curitiba, provocou cancelamentos em mais de 70% dos voos programados para esta quinta-feira (16). Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 55 voos previstos até às 13h, 39 sofreram atrasos. O procedimento também foi adotado nos aeroportos de Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Policiais Federais do Paraná realizam a operação para reivindicar a valorização da categoria. Esta foi a segunda operação padrão realizada no Afonso Pena desde a mobilização nacional dos policiais federais do dia 7 de agosto. De acordo com o presidente Sindicato de Policiais Federais no Estado do Paraná (Sinpef/PR), Fernando Vicentini, durante a ação as bagagens de todos os passageiros foram revistadas.

 A categoria reivindica melhores condições de trabalho, mais efetivo e remuneração condizente com a complexidade e o risco de suas funções. Eles aguardavam uma proposta oficial até 31 de julho. A Polícia Federal garantiu que o protesto permanecerá por tempo indeterminado. O governo tem até o dia 31 de agosto para dar uma resposta às categorias quanto a possíveis aumentos salariais para o ano que vem. As reuniões em Brasília já começaram.

O ministro do Trabalho Brizola Neto afirmou nesta quinta-feira (16) que as carreiras mais baixas do serviço público federal, como funcionários de setores administrativos dos ministérios, devem receber proposta de reajuste salarial ainda nesta semana.

 Amazonas
Em Manaus, a operação padrão da Polícia Federal provocou longas filas na sessão de embarque Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Cerca de 150 servidores da Polícia Federal no Amazonas paralisaram os trabalhos nesta quinta. Além do aeroporto, o trabalho de emissão de passaportes também foi afetado.

Ceará
Os policiais federais do Ceará decidiram manter a greve após assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (16), em Fortaleza. Na reunião, estiveram presentes membros do Ministério do Planejamento e da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). A greve foi deflagrada há 10 dias.

Em sinal de reforço à decisão, a PF intensificou uma operação padrão às 14h no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. Segundo sindicato da categoria, apenas 30% dos oficiais estão trabalhando - conforme determina a lei. Na próxima terça-feira (21), grevistas e representantes do governo vão se reunir para tentar um acordo.

Minas Gerais
Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com a greve da Polícia Federal, o número de passaportes emitidos por dia caiu de 50 para cinco. Os agentes apenas atendem quem necessita do documento em casos de urgência e emergência.

 Rio Grande do Sul
Os policiais estão em greve há nove dias no estado e retomaram a operação padrão no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Os agentes revistam todas as bagagens dos passageiros nos setores de embarque, o que causou algumas filas no saguão.

Por conta da demora, ocorreu uma rápida manifestação no guichê da companhia aérea TAM, com pessoas gritando "respeito".

Em Bagé, no Sudoeste do estado, a Polícia Federal realizou operação padrão pela manhã com vistoria em todos os veículos que passaram pelo entroncamento entre a BR-153 e a BR-293. Os policiais distribuíram material informativo sobre a paralisação do órgão de segurança para a população.

Santa Catarina
Com apenas dois funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os portos de Itajaí e Navegantes não conseguem liberar 14 mil contêineres desde quarta-feira (15). Certificados emitidos pela Anvisa que levavam 48 horas, com a greve dos servidores federais, estão demorando 96 horas para serem liberados. O porto recebe em média 70 navios por mês.
 

sábado, 21 de julho de 2012

Após fechar pela 2ª vez, Aeroporto Santos Dumont é reaberto (Postado por Lucas Pinheiro)

Após fechar pela 2ª vez neste sábado (21), o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, reabriu para pousos e decolagens, segundo informou a Infraero. Por volta das 11h50, o aeroporto operava por instrumentos tanto para pousos quanto para decolagens, ainda em virtude da neblina que atinge a cidade.

Está no Santos Dumont? Envie relatos para o VC no G1.

O aeroporto havia fechado pela segunda vez às 10h36. Menos de uma hora antes, o Santos Dumont havia reaberto para pousos às 9h45, após ficar fechado desde as 6h34, devido ao nevoeiro.

Ainda de acordo com a Infraero, por volta das 9h55 o Santos Dumont chegou a operar por instrumentos para pousos e decolagens.

Mais cedo, grandes filas se formaram no saguão do Santos Dumont e alguns voos chegaram a ser remanejados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador. Por volta das 9h, pelo menos 10 voos já tinham sido remanejados para o Galeão, enquanto outros 8 encontravam-se em atraso.

terça-feira, 26 de junho de 2012


Escolha e leia um ou mais dentre os 599 (ou 600?) Blogs do PaineL do PaiM (o maior aglomerado de Blogs do Planeta), uma parceria GOOGLE/EDSON PAIM


Para tanto, basta clicar no nome do Blog, constante da relação apresentada a seguir, acessável através do seguinte Link:

http://www.blogger.com/profile/04886160289569279765


Além de constar desta postagem, o LINK supra se encontra inscrito permanentemente neste BLOG.

Sempre que o leitor acessar este BLOG, encontrará, à direita desta página, o LINK que o conduzirá á Relação de todos os Blogs do Painel do Paim, o qual se encontra logo abaixo dos LINKs do Google News (http://news.google.com/) e do site de Edson Paim Notícias (http://www.edsonpaim.com.br/)

sexta-feira, 22 de junho de 2012



SITE TRADUTOR NO PAINEL DO PAIM 



Você deseja traduzir um texto?



Então, clique no seguinte Link:


http://207.46.192.232/


Sempre que o leitor acessar um dos Blogs do PAINEL DO PAIM, à direita da página, encontrará os LINKs da Agencia de Notícias GOOGLE NEWS (http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/),

cujos cliques lhe possibilitarão ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

terça-feira, 19 de junho de 2012


Escolha e leia um ou mais dentre os 599 (ou 600?) Blogs do PaineL do PaiM (o maior aglomerado de Blogs do Planeta), uma parceria GOOGLE/EDSON PAIM


Para tanto, basta clicar no nome do Blog, constante da relação apresentada a seguir, acessável através do seguinte Link:

http://www.blogger.com/profile/04886160289569279765


Além de constar desta postagem, o LINK supra se encontra inscrito permanentemente neste BLOG.

Sempre que o leitor acessar este BLOG, encontrará, à direita desta página, o LINK que o conduzirá á Relação de todos os Blogs do Painel do Paim, o qual se encontra logo abaixo dos LINKs do Google News (http://news.google.com/) e do site de Edson Paim Notícias (http://www.edsonpaim.com.br/)

domingo, 17 de junho de 2012



Acesse e Leia o "THE NEW YORK TIMES", através do Painel do Paim

                 CLIQUE NO SEGUINTE LINK CONFERIR:
  http://www.nytimes.com/

Além de constar desta postagem, o LINK supra se encontra inscrito permanentemente no Blog OBAMA NA CASA BRANCA. o qual é acessável através do seguinte LINk:


http://rumoacasabranca.blogspot.com.br/ (CONFIRA)

Sempre que o leitor acessar este BLOG, encontrará, à direita desta página, o LINK que o conduzirá ao site do "THE NEW YORK TIMES", o qual se encontra logo abaixo dos LINKs do GOOGLE NEWS (http://news.google.com/) e do site de EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso permitirá ler Notícias atualizadas do Brasil e do Mundo 

sábado, 16 de junho de 2012



Principais Manchetes de HOJE no Brasil e no Mundo:

Manchetes dos principais jornais no Brasil e no mundo, com links para os sites dos jornais. Somos apenas um link entre você usuário e as notícias que fizeram primeira página, atualizado diariamente e com um arquivo para que você possa consultar uma determinada manchete na data que escolher. Nosso objetivo é adicionar novos jornais a cada semana e trazer mais e mais informações.

Sinta-se a vontade para navegar pelas manchetes dos principais jornais do DIA em que você está a acessar este Blog.  

Clique no seguinte LINK para ler as manchetes:   

http://www.manchetesdosjornais.com.br

Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS do PAINEL DO PAIM, encontrará, à direita da página, os LINKs do GOOGLE NEWS (http://news.google.com/) e do site de EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso permitirá ler Notícias atualizadas do Brasil e do Mundo 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Passageiros sofrem com 40% dos voos de Congonhas cancelados (Postado por Lucas Pinheiro)

Mesmo abrindo para pousos e decolagens em seu horário normal, às 6h desta quarta-feira (13), o aeroporto de Congonhas registrava altos índices de voos cancelados e atrasados por volta das 9h, reflexo dos problemas enfrentados nesta terça-feira (12), quando as operações foram suspensas pela manhã e à noite devido à neblina. Diversas pessoas que tinham voos marcados para a noite desta terça acabaram dormindo no aeroporto, e voltaram a enfrentar dificuldades nesta manhã.

Segundo o último balanço da Infraero, entre 6h e 8h Congonhas tinha 32 partidas programadas. Destas, 13 foram canceladas, o que corresponde a 40,6%. Outras 8 sofreram atrasos, ou 25%. As operações eram feitas com o auxílio de instrumentos.  Com o fechamento do aeroporto na noite de terça, muitas aeronaves que deveriam estar em Congonhas nesta manhã não passaram a noite no aeroporto. Com isso, foi preciso cancelar voos nesta manhã.

Duas mulheres que embarcariam para Belo Horizonte por volta das 20h37 de terça permaneciam no aeroporto na manhã desta quarta. A aposentada Maria da Conceição Gatti, de 72 anos, veio com a sobrinha Arina Lopes de Lima, de 32 anos, para o enterro de uma familiar em São Paulo. Ela pagou uma taxa extra (de R$ 207) para antecipar o seu embarque pela Gol para a noite de terça-feira.

“Nós nem aguardamos a cerimônia de cremação porque tínhamos o voo programado e acabamos passando a noite nesses bancos do aeroporto”, contou. Ela tem osteoporose e artrose e não trouxe os remédios, porque passaria apenas um dia na capital paulista. “Estou sem mala e sem os meus remédios. Não tinha nem agasalho para passar a noite assim. Estou cheia de dores. Não consegui fechar o olho.”

Arina, que também não trouxe mala, também estava exausta e reclamou do atendimento da Gol. Segundo ela, a companhia não ofereceu alojamento para as duas. “Disseram que nos pagariam um táxi. Argumentei que eu não tenho casa em São Paulo e eles disseram que a prioridade era para os passageiros que estavam em conexão”, disse. “Nem lanche eles pagaram”, disse a aposentada. “Eu tenho dois filhos, um de 4 anos e um de 1 ano e meio. A sorte é que a minha sogra me ajuda e ficou com eles até o meu marido voltar do trabalho. É muita falta de respeito”, disse.

De acordo com a Gol, cerca de 2 mil passageiros precisaram de algum tipo de atendimento desde terça. Cerca de 200 vagas de hotel foram ocupadas por passageiros da companhia. Ainda segundo a empresa, a maioria deles era de São Paulo. Para esses, a empresa custeou as despesas com o táxi para que voltassem para casa. A Gol estima que 30 passageiros tiveram que passar a noite no saguão do aeroporto, porque, apesar dos esforços, a empresa não conseguiu localizar mais vagas disponíveis em hotéis no município. A respeito das passageiras que conversaram com a reportagem, a companhia ainda não se manifestou.

Dia dos Namorados frustrado
A cabeleireira Lindaura Aparecida Silva de Oliveira, 53 anos, que mora em Brasília também passou a noite acordada nos bancos do aeroporto de Congonhas. Ela pegou um voo em Curitiba, com escala em São Paulo, e também não conseguiu alojamento. “Eu pedi para passar a noite em um hotel, mas não deu certo. Fiquei elétrica andando para lá e pra cá. Na hora em que eu parar é que eu vou sentir o cansaço”, afirmou.

“Pior foi perder o Dia dos Namorados”, disse a cabeleireira que manteve o bom humor apesar do transtorno. “O presente dele está aqui todo amassadinho. Não esqueci de comprar, não”, disse Lindaura, que casou é recém-casada.

O engenheiro civil Fábio Ercoli, de 37 anos, também lamentou ter deixado a esposa sozinha no Dia dos Namorados. Ele pegou um voo em Londrina para ir para Curitiba, mas, no meio do trajeto, o aeroporto da capital paranaense fechou. O voo acabou descendo em Guarulhos, de onde a TAM o encaminhou para passar a noite em um hotel. “Eu perdi uma viagem que faria hoje cedo para Florianópolis, mas o pior foi deixar a família esperando. A patroa ficou brava comigo”, brincou.

No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, os pousos e decolagens também eram realizados com o auxílio de instrumentos desde a madrugada. O índice de atrasos e cancelamentos, entretanto, era menor. Das 52 partidas programadas entre 0h e 8h, 10 foram canceladas e nove sofreram atrasos.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Após mais de duas horas, Congonhas abre para pousos (Postado por Lucas Pinheiro)

O aeroporto de Congonhas, na zona Sul de São Paulo, abriu para pousos às 8h35 desta terça-feira (12), com mais de duas horas de atraso, devido à forte neblina que atinge a capital paulista desde a madrugada. O aeroporto, que começa a funcionar às 6h, operou apenas para decolagens no início da manhã.

Apesar da abertura, pousos e decolagens eram realizados com o auxílio de instrumentos pouco antes das 9h, ainda devido à neblina. Segundo a Infraero, até as 8h Congonhas teve seis voos atrasados e seis cancelados entre os 32 programados.

Em Guarulhos, na Grande São Paulo, a neblina também atrapalhava as operações do aeroporto de Cumbica, que operava por instrumentos para pousos e decolagens.

Quatro voos que desceriam em Guarulhos tiveram que ser transferidos para Campinas, Ribeirão Preto e para o Rio de Janeiro - dois eram domésticos e dois internacionais. Da meia-noite ate as 8h, dos 65 voos programados, seis registraram atrasos e cinco foram cancelados.

segunda-feira, 4 de junho de 2012


MSN (NOTÍCIAS) ACESSÁVEL ATRAVÉS DO PAINEL DO PAIM


Clique no seguinte LINK para conferir:


Ignore a data desta postagem e ATUALIZE AUTOMATICAMENTE as NOTÍCIAS DO MSN para o DIA DE HOJE, ao clicar no LINK supra, a seguir repetido:a data desta postagem e ATAMENTE as Manchetes para o DIA DE HOJE, ao clicar no segunte
Principais Manchetes no Brasil de Hoje Principais Manchetes no Brasil de Hoje Mundo
 Sempre que o leitor acessar um dos Blogs do PAINEL DO PAIM, à direita da página, encontrará os LINKs da Agencia de Notícias GOOGLE NEWS (http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/), cujos cliques lhe possibilitarão ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Com chuva, Congonhas tem mais de 30% de voos atrasados nesta sexta (Postado por Lucas Pinheiro)

A Infraero informou que desde a abertura, às 6h, até as 9h desta sexta-feira (27) 36% dos voos programados sofreram atrasos no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Por causa da chuva, o aeroporto operava apenas com a ajuda de instrumentos. Dos 50 voos previstos, 18 estavam com atrasos e dois foram cancelados, segundo a Infraero.

Na noite quinta-feira (26), as más condições meteorológicas afetaram os pousos e decolagens. Muitos voos não puderam partir e outros tiveram que descer em outros aeroportos, como o de Guarulhos e Campinas.

No saguão do Aeroporto Congonhas, dezenas de pessoas reclamaram nos balcões da Tam e da Gol nesta quinta. Até o início da madrugada, muitos passageiros esperavam por soluções para suas viagens. As companhias aéreas informaram que prestaram assistência aos passageiros. A situação era tranquila por volta das 9h.

A chuva que atingiu a capital paulista na noite desta quinta-feira (26) afetou pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, de pelo menos duas companhias aéreas, provocando transtornos a passageiros e confusão no saguão do complexo.

As companhias aéreas confirmaram que voos foram afetados e informaram que vinham prestando assistências aos passageiros.

Veja as notas das companhias aéreas:

TAM
A TAM informa que, em razão do mau tempo da noite desta quinta-feira, 26, parte dos seus voos programados para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi cancelada ou teve pouso alternado para outras localidades. A companhia está prestando toda a assistência necessária aos passageiros.

Gol
A Gol informa que, em decorrência de condições meteorológicas adversas, as operações no aeroporto de Congonhas/São Paulo ficaram inviabilizadas temporariamente na noite de ontem. Por esse motivo, seis voos que partiriam do aeroporto para Londrina, Bauru, Campo Grande, Florianópolis e Maringá tiveram suas partidas alteradas para o aeroporto de Guarulhos/São Paulo. Aos passageiros, a companhia ofereceu o transporte por via terrestre até esta base.
Além disso, cinco voos que tinham seu pouso previsto no aeroporto de Congonhas precisaram alternar para Viracopos, em Campinas, ou Guarulhos/São Paulo. Para melhor atender aos passageiros a GOL está oferecendo o transporte por via terrestre até o destino final, o aeroporto de Congonhas. A companhia esclarece que preza pelos mais altos padrões de segurança, de maneira que eventuais cancelamentos e/ou alterações nos horários e trajetos de voos por mau tempo são procedimentos, ainda que indesejados, às vezes necessários às operações aéreas. A empresa lamenta pelo desconforto aos passageiros, mas ressalta que a segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão.

terça-feira, 24 de abril de 2012


Senado aprova fim da "guerra dos portos"

Nova alíquota unificada de 4% para o ICMS passa a valer a partir de 2013 para produtos importados por todos os estados

Nivaldo Souza, iG Brasília | 
O Senado Federal aprovou por 56 votos favoráveis e 12 contrários a Resolução 72, encerrando os debates iniciados em 2010 para coibir importações prejudiciais à indústria nacional. Com isso, o governo federal venceu a queda de braço com cerca de dez estados em torno da unificação em 4% da alíquota do Imposto sobre Circulação de Produtos e Serviços (ICMS) para produtos importados, pondo fim à “guerra dos portos” (incentivos fiscais estaduais para receber movimentação de carga e investimentos de empresas).
Ficam fora da nova alíquota itens importados sem similar nacional definido pelo conselho de sete ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e componentes de informática inclusos no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis), projeto do Plano Brasil Maior para incentivar a instalação do setor de alta tecnologia no país. A exceções foram apresentadas hoje pelo governo, após reunião no Ministério da Fazenda.
Base dividida pede novo pacto federativo
A votação mostrou um racha na base aliada do governo, com integrantes do PMDB e PT indo contra à proposta do Planalto de unificar a alíquota sem flexibilizar na negociação com os estados. Postura que reforçou nesta terça-feira o debate sobre um novo pacto federativo no Senado.

A discussão ocorreu após o senador Luiz Henrique da Silveira (PMD-SC) apresentar emenda estabelecendo uma regra de transição do ICMS, atendendo pleito de governadores prejudicados com a proposta do governo. A emenda estipulava quatro anos de transição com ICMS inicial de 10% em 2013, 8% em 2014, 6% em 2015, chegando à meta de 4% do governo em 2016. “Os estados precisam dessa transição. Ela é boa para os estado, o país e o governo federal”, argumentou.
A medida foi recusada pelo plenário, mas contou com apoio do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). “Esse projeto (Resolução 72) acarretará em um imenso prejuízo ao Espírito Santo. Cerca de 44 dos nosso 78 municípios serão prejudicados na responsabilidade fiscal (sem arrecadação de cerca de R$ 3 bilhões do ICMS)”, afirmou.
Ferraço indicou disposição de recorrer junto da decisão do Senado no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo apreciação de inconstitucionalidade da resolução.
Discurso contra a postura do Planalto também foi assumido pela capixaba Ana Rita (PT-ES), que evidenciou o racha na base governista.“Defendemos um período de transição”, disse a senadora antes da votação, em apoio à medida de Silveira. “Não podemos ter vencedores e vencidos entre os entes da federação”, criticou.
Lindbergh Farias (PT-RJ) indicou que “está na hora do Senado chamar o governo para discutir um novo pacto federativo”. “Voto a favor da Resolução 72, mas vou votar com regra de transição”, disse.
Outro partido da base que também manifestou apoio à resolução com ressalvas foi o PSB. “Nosso voto é a favor da Resolução 72, mas apoiando a proposta do senador Luiz Henrique para que os estados tenham um saída justa”, disse Antônio Valadares (PSB-SE).
O PC do B foi favorável à unificação do ICMS, mas endureceu contra o argumento do governo de que a “guerra dos portos” desindustrializa o país. “Dizer que a importação por Santa Catarina e o Espírito Santo é o que prejudica a indústria brasileira é uma aberração”, rebateu o senador Inácio Arruda (PC do B-CE).
Relator da Resolução 72, Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu a emenda elaborada por ele como investida para garantir o “fortalecimento da economia brasileira” e a “defesa de empregos no Brasil”.
Compensação financeira recusada
Em discurso inflamado contra o que chamou de manobra do governo Dilma Rousseff para jogar “estados contra estados”, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) sugeriu compensações financeiras por cinco anos em repasses mensais pela União aos estados e municípios com maior perda fiscal com a unificação da alíquota.
Contrário à guerra fiscal quando governador de Minas Gerais, Aécio disse ter se sensibilizado para que as estruturas administrativas prejudicadas não sejam punidas sem transição para se adaptarem à extinção do imposto. “É ilógico que essa compensação não seja apresentada pelo governo federal para ressarcir as administrações públicas prejudicadas”, criticou.
Os demais senadores não apoiaram a inclusão da emenda no texto final da Resolução 72, que será publicada no Diário Oficial da União sem a necessidade de passar pelo aval da presidenta Dilma.

quinta-feira, 5 de abril de 2012


Infraero descarta novo leilão de aeroportos em 2012

quinta-feira, 5 de abril de 2012 14:14 BRT
RIO DE JANEIRO, 5 Abr (Reuters) - O presidente da Infraero Gustavo do Vale, afirmou nesta quinta-feira que não deve ocorrer novo leilão de aeroportos este ano, em decorrência da falta de tempo hábil para isso.
"Todo mundo sabe que para fazer uma concessão esse ano o processo já deveria ser começado. É uma questão de tempo. É impossível ser esse ano", disse Vale a jornalistas.
O executivo lembrou que o processo de licitação do primeiro lote de aeroportos, ocorrido em fevereiro e que incluiu os terminais de Guarulhos, Viracopos e Brasília, começou em maio do ano passado e que o processo ainda não foi totalmente concluído
Segundo ele, vários motivos praticamente inviabilizam uma licitação esse ano. Um deles é a indefinição sobre o Plano de Outorga, em discussão na Secretaria de Aviação Civil. O outro é a ausência de posição política da presidente Dilma Rousseff sobre as novas concessões poderiam ocorrer.
"Todas as conversas vão acontecer depois da aprovação do Plano de Outorga", disse Vale. "Depois, o governo vai decidir quais aeroportos ficarão com o Governo Federal e, se vai haver novas concessões e quando", acrescentou.
Segundo ele, a sinalização da Secretaria é de que em até 60 dias o Plano de Outorga será definido e aprovado pelo governo. O plano engloba a concessão de aeroportos e o incentivo a aviação regional.
Mas ele não mencionou quais terminais estariam envolvidos numa segunda licitação. A expectativa do setor e dos empresários é de que os aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG) estejam no próximo lote.
"Todos sabem do interesse do governo em licitar esse dois aeroportos", disse à Reuters uma alta fonte da secretaria de aviação civil. "Mas O prazo está apertado e pode ser que acontece no ano que vem", acrescentou sob condição de anonimato.
A fonte lembrou que são necessários em média ao menos 8 meses para formatar o processo licitatório de aeroportos.
Vale frisou que o governo precisará negociar com a Infraero qualquer nova concessão, porque isso representará perda de receita para a empresa. A Infraero pretende investir esse ano 2,3 bilhões de reais, ante 1,1 bilhão de reais em 2011.
(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)
 
 

segunda-feira, 2 de abril de 2012


s Manchetes de HOJE no Brasil e no Mundo:

Manchetes dos principais jornais no Brasil e no mundo, com links para os sites dos jornais. Somos apenas um link entre você usuário e as notícias que fizeram primeira página, atualizado diariamente e com um arquivo para que você possa consultar uma determinada manchete na data que escolher. Nosso objetivo é adicionar novos jornais a cada semana e trazer mais e mais informações.

Sinta-se a vontade para navegar pelas manchetes dos principais jornais do DIA em que você está a acessar este Blog.  

Clique no seguinte LINK para ler as manchetes:   

http://www.manchetesdosjornais.com.br

Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS do PAINEL DO PAIM, encontrará, à direita da página, os LINKs do GOOGLE NEWS (http://news.google.com/) e do site de EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso permitirá ler Notícias atualizadas do Brasil e do Mundo